segunda-feira, 30 de março de 2009

aula aberta dia 1/04 e início do curso dia 8/04



Curso de Consciência Corporal e Criação em Dança.
com Daniela Alvares Beskow, bailarina e professora.

Abril, maio e junho.
Quartas feiras. 17:15h-19:15h
( Possibilidade de outros horários. Ver abaixo)

Público alvo: Todos interessados em desenvolver a criação em dança, asensibilidade e percepção física, mental e emocional; Estudantes eprofissionais das artes corporais com interesse em se aprofundar em umaoficina de criação. (Jovens e adultos a partir de 12 anos)

Céu Aberto.Arte e Consciência. Barão Geraldo, Campinas-SP.
Rua: Edward deVita Godoy,828 (próximo a Galeria Tilli Center)

Aula Aberta: 01 de abril. 17:15-19:15h

Início: 08 de abril.

Custo/Investimento: R$70 reais mensais
Inscrições: de 25 de março a 07 de abril, através do endereço eletrônico:danialvares@riseup.net, ou pelos telefones: 32894634/97599984

O curso abrange duas horas semanais e 4 horas num domingo por mês. Horasextras ao ar livre e em outros espaços são sugeridas para aquelesinteressados em se aprofundar, ficando a combinar a periodicidade paraessa parte.

Todas as quartas feiras das 17:15h as 19:15h.
Estão disponíveis dois outros horários: terça e sexta das 09:00h as 11:00h que podem ser preenchidos de acordo com interessados. Os domingos e horários extras serão combinados de acordo com adisponibilidade e interesse do grupo.

Consciência corporal é a percepção do próprio corpo, suas capacidades,limitações e características, inseridas no cotidiano e no extra-cotidiano.Criação em dança é o desenvolvimento dessas características corporais e ainvestigação prática do corpo como uma potência criativa. A práticapercorre o desenvolvimento de: noções básicas de movimentação que estão emtodos os corpos, aprofundando-as; noções de percepção e ampliação dasensibilidade; criação com os movimentos que surgem a partir das etapasanteriores.
A passagem do corpo cotidiano para o corpo em estado de criação sugere umdesenvolvimento da percepção: uma percepção ampliada de si mesmo e aomesmo tempo focada em seus mínimos detalhes, através da utilização dasensibilidade e predominantemente do pensamento não-racional. Se trás àtona o corpo instintivo que age e reage através do movimento. A proposta éque essas ações e reações sejam aos poucos conscientizadas como dança.
Daniela Alvares Beskow, bailarina e professora, vêm desenvolvendo umadidática através de suas experiências com grupos, parcerias, cursos,apresentações, aulas e trabalho de pesquisa individual, dentre os quais sedestacam: GEDAN (Grupo de Estudos em Dança), coordenado por AdilsonNascimento, do qual participou por 03 anos; cursos e contatos com ZecoraUra Theatre e Para Active Company, ambos de Londres-Inglaterra; cursoscom o LUME- Núcleo de Pesquisa Teatral da Unicamp; participação comobailarina do Projeto Oficina/Montagem em Dança coordenado pela CompanhiaConfraria da Dança em 2007; contatos com Capoeira e prática de ArtesMarciais (Tai Chi Chuan e Pa Kua); e pesquisa da relação da dança commúsica ao vivo, em especial a percussão. Quando criança, praticou BalletClássico.O foco têm sido a pesquisa do movimento; a criação em dança; odesenvolvimento da sensibilidade, atenção e concentração na percepção docorpo e estados alterados e ampliados de percepção corporal, emocional emental.Atualmente cursa disciplinas na pós-graduação do Instituto de Artes daUnicamp (Universidade Estadual de Campinas) como uma pré-etapa para ainserção no curso de mestrado na área de dança no mesmo instituto e cursatambém o curso de formação de Coordenadores de Grupos de Movimento eConsciência Corporal em Bioenergética no Instituto Ligare- Centro dePsicoterapia Corporal, em Americana.

Nenhum comentário: